Como criar um site WordPress? Confira 6 passos fundamentais

11 dicas de SEO para wordpress

 

Antes de mais recorde que SEO significa Search Engine Optimization, ou optimização para motores de busca, uma prática que visa tornar uma página da web visível e ranquear melhor nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs).

Para entender como uma página da web aparece nos SERPs, você precisa entender como funcionam os mecanismos de busca como Google, Bing, Yandex, Yahoo, entre outros.

O seu processo se resume em três estágios a saber:

Crawling: o mecanismo de busca lança bots que escaneiam a internet para encontrar conteúdo fresco e actualizado.

Indexação: as páginas colectadas são então salvas e organizadas dentro do banco de dados.

Ranqueamento: quando um usuário digita sua pesquisa, o motor de busca puxa as páginas indexadas e determina a sua posição nos SERPs usando mais de 200 fatores de ranqueamento, incluindo backlinks, tempo de carregamento e estrutura do site.

Boas práticas de SEO aumentam as chances de um tráfego orgânico de alta qualidade. Tráfego orgânico se refere aos usuários que chegam a determinado site alvo clicando num resultado de pesquisa que não pagou para estar ali. É o contrário do tráfego inorgânico, gerado por meios pagos como publicidades online.

Uma boa notícia é que o WordPress é amigável para SEO (SEO-friendly) por padrão. Porém, para ranquear bem nos motores de busca, é importante implementar uma série de boas práticas de optimização.

Aqui vão algumas dicas a tomar em consideração:

  1. Acelere Seu Site

A velocidade do site sempre foi importante. Ter um site que demora anos para carregar o conteúdo afetará negativamente seus rankings e a experiência do usuário.

A velocidade da página é um fator que o Google leva em conta na hora de ranquear seu site. Pode recorrer a alguns plugins disponíveis no WordPress para acelerar o seu site (trataremos disto num outro artigo).

  1. Adicione HTTPS ao seu Site

O HTTPS é oficialmente um factor de ranqueamento, isto é, os sites que fizerem a actualização terão uma vantagem nos rankings de busca.

Ele permite que seu navegador faça uma conexão segura com qualquer website ao qual você esteja conectado, criptografando todos os dados ponto-a-ponto.

  1. Adicione Seu Site ao Google Search Console

O Google Search Console irá mostrar para você como o seu site está se saindo nos mecanismos de busca, assim como alertar sobre erros que podem afetar os seus ranqueamentos nos SERPs.

  1. Envie o Mapa do Seu Site ao Google

Os Sitemaps são usados pelos mecanismos de pesquisa para rastrear melhor seu website. Seu site ainda será rastreado sem um sitemap, mas a criação dele permite que você pegue os dados que deseja que os mecanismos de pesquisa rastreiem.

  1. Integre Seu Site ao Google Analytics

Outra ferramenta do Google que você vai desejar ter é o Google Analytics. Essa ferramenta mostra o desempenho da sua estratégia de SEO ao analisar detalhadamente o tráfego do seu site.

  1. Active a Visibilidade nos Mecanismos de Busca

Ao criar um site WordPress, tome o cuidado de não desencorajar que motores de pesquisa indexem ele, para garantir que o mesmo seja rastreado e ranqueado pelos sites de busca.

  1. Use URLs Mais Curtas

Quando se trata de URLs, quanto menor, melhor. Faça o possível para encurtar suas URLs, para que elas não mostrem várias categorias ou directórios. Tente incluir apenas sua palavra-chave alvo e livre-se de todo o resto.

  1. Optimize Seu Site Para Dispositivos Móveis

A Google está testando o seu índice que dá prioridade a dispositivos móveis. Isso significa que eles vão usar o desempenho e a funcionalidade das versões mobile das suas páginas para determinar os seus rankings.

  1. Instale um Plugin de SEO WordPress

O WordPress já possui alguns recursos internos de SEO bastante sólidos. Mas você pode levar sua optimização para o próximo nível usando um plugin SEO.

  1. Crie um Conteúdo de Alta Qualidade

O Google ama conteúdo de qualidade. É só você dar uma olhada nas 10 primeiras posições no ranking deles. Todos os artigos contêm dois requerimentos importantíssimos:

O conteúdo é geralmente mais longo e possui alta qualidade.

O conteúdo satisfaz a intenção de pesquisa.

Conteúdo longo e bem escrito é algo óptimo para o SEO WordPress.

Backlinks ainda estão entre os principais factores de ranqueamento. Quanto mais links de alta qualidade seu site tiver, melhores serão suas chances de classificação.