Vin Diesel, de nome original Mark Sinclair Vincent nasceu em Nova Iorque em 18 de julho de 1967 e foi criado por uma mãe psicóloga e um pai adotivo arquiteto. Quando tinha 7 anos, ele e alguns amigos invadiram um teatro com intenção de vandalizar, mas acabaram sendo pegos. Ao invés de serem punidos, receberam um roteiro e a condição de participarem de uma peça de teatro.
Aos 17 anos, para ganhar dinheiro extra, ele se tornou segurança em clubes noturnos de Nova Iorque. Foi nessa época que ele decidiu mudar seu nome para Vin Diesel. No ano seguinte, ele se matriculou no curso de Inglês no Hunter College, mas desistiu três anos depois para seguir carreira em Hollywood como ator. Sua experiência em Hollywood não foi como esperava, então ele decidiu voltar para Nova Iorque.
Em 1995, Vin escreveu um curta-metragem baseado em suas experiências, intitulado “Multi-Facial”, que foi filmado em menos de três dias e com um orçamento de 3 mil dólares. Essa curta-metragem foi aceita no Festival de Cannes no mesmo ano, porém não teve uma recepção unânime.
Dois anos depois, Vin retornou a Los Angeles e conseguiu arrecadar quase 50 mil dólares através de telemarketing para financiar a produção de seu primeiro longa-metragem, “Strays” (1997). Seis meses depois, o filme foi aceito no Festival de Sundance de 1997, mas apesar de ter recebido críticas positivas, não vendeu tão bem quanto o esperado.
Após mais um revés, ele voltou para Nova Iorque. No entanto, sua vida mudou quando recebeu uma ligação de Steven Spielberg, que ficou impressionado com sua curta-metragem “Multi-Facial” (1995). A partir desse momento, a carreira de Vin Diesel começou a decolar. Ele foi lançado por Spielberg em “O Resgate do Soldado Ryan” (1998) e teve uma participação em “O Gigante de Ferro” (1999).
Seus principais papéis foram nas franquias Riddick (2000-2013) e Triplo X (2002-2017). Além da carreira de ator, Diesel também se destaca como dublador, tendo emprestado a sua voz para Groot, personagem do Universo Cinematográfico da Marvel, em diversas produções, como por exemplo, Guardiões da Galáxia (2014), Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).