Jon Fosse: O Nobel da Literatura – 2023
O escritor norueguês Jon Fosse foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2023. Nascido em Haugesund em 1959, Fosse possui um amplo conjunto de obras que abrange 40 peças de teatro, diversos romances, coleções de poesia e ensaios, livros infantis e traduções.
Sua ascensão à fama ocorreu pela primeira vez em 1999, com a produção parisiense de sua peça “Someone is Going to Come”. Recentemente, a septologia de livros de Fosse, composta por “The Other Name”, “I is Another” e “A New Name”, lançada entre 2019 e 2021, foi reconhecida pelo comitê Nobel como sua “magnum opus”, conforme afirmou Mats Malm, Secretário Permanente da Academia Sueca.
Anders Olsson, Presidente do Comitê Nobel, elaborou uma bibliografia comemorativa para coincidir com o anúncio. Ele afirmou que Fosse combina laços locais fortes, tanto linguísticos quanto geográficos, com técnicas artísticas modernistas.
Ao comparar Fosse com escritores como Samuel Beckett, Thomas Bernhard e Georg Trakl, a declaração escrita de Olsson observou que, embora a escrita de Fosse compartilhe uma visão negativa, ela “não pode ser considerada como resultante de um desprezo niilista pelo mundo. Na verdade, há grande calor e humor em seu trabalho, e uma vulnerabilidade ingênua em suas imagens nítidas da experiência humana.”
Fosse era considerado uma opção menos provável para o Prêmio Nobel deste ano, com as apostas favorecendo a escritora chinesa Can Xue e o autor japonês Haruki Murakami. A premiação reconheceu a extraordinária contribuição de Fosse para a literatura, destacando sua versatilidade como autor e sua capacidade de abordar temas complexos de maneira profunda e comovente.