xixi no banho cantinho do curioso

Xixi no banho? Um hábito a abandonar

Esta é uma questão que gera divisão de opiniões pelo mundo: fazer xixi no banho, sim ou não?

Existem vários fatores que podem levar à resposta afirmativa. É prático, econômico – você economiza papel higiênico e o tempo gasto – é higiênico – de fato, limpar os resíduos de urina diretamente com água e é mais higiênico do que com papel higiênico.

No entanto, enquanto continuamos nos questionando se todo mundo realmente faz xixi no chuveiro, a urologista Teresa Irwin, dos Estados Unidos, oferece uma razão forte para abandonar esse hábito. Em um vídeo publicado no TikTok, ela menciona que a repetição dessa ação faz com que o cérebro associe o som da água do chuveiro com à necessidade de urinar, mesmo quando não se está com vontade.

Dessa forma, esse ato involuntário pode se repetir em outras situações que envolvam água corrente, como lavar as mãos ou a louça, e pode levar a problemas de incontinência urinária.

Essa semelhança com a teoria de Pavlov não é mera coincidência. A associação entre água corrente e fazer xixi no banho é semelhante à relação entre o som do sino e a recompensa nos experimentos com cães de Pavlov. “Sempre que você ouvir o som da água, sua bexiga vai querer fazer xixi no banho porque está condicionada a associar esse som ao banho”, explicou a médica.

Teresa Irwin sugere que o ideal é “fazer xixi antes mesmo de ligar o chuveiro ou a água e, se surgir a vontade durante o banho, tente ignorá-la”.