SherlockHolmesTheAwakened

Sherlock Holmes: The Awakened – revisão e trailer oficial 2023

Chegou o tão esperado dia para os amantes de jogos de aventura, investigação e mistério. A Frogwares está lançando o Sherlock Holmes: The Awakened, e o novo jogo do detetive mais famoso do mundo já conta até com um site próprio.

A trama do jogo gira em torno do mito de Cthulhu, legado criado por H. P. Lovecraft. Sherlock, um detetive conhecido por sua lógica implacável, enfrenta uma luta interna que o leva à beira da insanidade, enquanto tenta impedir a progressão de um culto sobrenatural aterrorizante.

A história se passa em 1882, marcando o primeiro caso em que John Watson, um médico renomado que acompanha Sherlock em suas aventuras, aparece. Watson não estava presente no jogo antecessor de Sherlock Holmes: Chapter One, que foi lançado no final de 2021 e conta a origem do protagonista.

Vale destacar que Sherlock Holmes: The Awakened é um remake do aclamado e premiado jogo homônimo lançado em 2006. Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível ter um resultado ainda mais incrível com a óbvia beleza dos gráficos.

Existem muitas semelhanças entre o jogo Sherlock Holmes: The Awakened e Sherlock Holmes: Chapter One, de acordo com quem já jogou. Embora eu pessoalmente não tenha jogado, tive acesso a vídeos, fotos e informações sobre ele, e parece que as mecânicas de jogo foram recicladas, o que não é uma coisa ruim.

Sherlock Holmes: The Awakened se difere com o Chapter One também pela ausência do conceito de mundo aberto que existe no jogo anterior. Em alguns capítulos você fica livre nos mapas de determinadas cidades e outros locais, podendo resolver as missões principais e secundárias na ordem que preferir, mas fora isso, a nova aventura do querido detetive é totalmente linear.

Outra diferença é a forma como se obtém novos cosméticos. Enquanto no Chapter One você recebe dinheiro por cada caso resolvido e com ele pode comprar trajes em lojas, em The Awakened você ganha pontos por cada coisa que faz, e eles rendem novos itens de forma automática conforme você alcança determinadas pontuações, sem te dar a opção de escolher a roupa que quiser.

Sherlock é conhecido por sua inteligência excepcional e o novo jogo baseado nele reflete isso muito bem. Se você se sentir perdido em algum momento e não souber o próximo passo a ser dado, basta examinar cuidadosamente as anotações do detetive.

Lá você encontrará vários ícones que indicam exatamente o que precisa ser feito, seja falar com uma pessoa específica, ir a um determinado local, usar um item ou até mesmo fazer perguntas na rua até encontrar a informação que procura.

Embora esses ícones possam parecer confusos no início devido à variedade e semelhança entre alguns deles, depois de se acostumar com eles, você não perderá mais a conta de quantas vezes eles o ajudarão a encontrar o caminho certo.

Assim como no jogo predecessor, Sherlock Holmes: The Awakened apresenta duas habilidades importantes para o jogador. A primeira é a concentração, que permite que o jogador veja detalhes que outras pessoas podem ter deixado passar despercebidos. Através dela, é possível observar até mesmo os mínimos detalhes e utilizá-los em sua investigação.

A segunda habilidade é a imaginação, que permite ao jogador reconstituir possíveis acontecimentos de cada cena de crime com base nas informações e evidências coletadas, e seguir adiante com a investigação depois que suas suspeitas forem comprovadas como compatíveis com a realidade.

A história de Sherlock Holmes: The Awakened é muito bem elaborada e os elementos do jogo são apresentados de forma simples e intuitiva. Por exemplo, a investigação de Sherlock começa no primeiro capítulo quando o jornal que ele esperava não é entregue, levantando suspeitas de que algo está errado.

O Capítulo I serve como uma introdução tanto para as mecânicas de jogo quanto para os personagens, alguns dos quais se tornam mais importantes conforme a história se desenrola. O desenvolvimento cuidadoso da história e dos personagens é um dos pontos fortes do jogo.

Sherlock Holmes: The Awakened é bastante fácil de platinar. A maioria dos troféus são conseguidos ao fazer coisas obrigatórias para o desenvolvimento do jogo, e apenas alguns podem ser perdidos

Trailer oficial

YouTube video player